10 dicas para criar Reels virais

10 dicas para criar Reels virais

É a grande tendência atual do Instagram. Criar Reels atrativos e que se tornem virais é provavelmente o maior desafio das redes sociais. Perante uma quantidade exorbitante diária de Reels disponibilizados na plataforma diariamente, todos os criadores de conteúdos, marcas e negócios querem aproveitar este recurso para aumentar a visibilidade e a interação com as contas. 

Criatividade e originalidade são as palavras-chave para produzir qualquer tipo de conteúdo. E os Reels não são exceção. Se a sua empresa quer investir no formato, mas ainda não sabe por onde começar, continue a ler este artigo porque vamos partilhar 10 dicas super úteis para criar Instagram Reels virais.

O que são os Instagram Reels?

Os Reels do Instagram são um formato de vídeo curto, com um máximo de 60 segundos de duração, gravados na vertical e que combinam áudio, imagens, textos, vídeos e efeitos visuais. 

Este tipo de conteúdo surge no feed, nos stories e também numa zona dedicada ao formato, chamada “Explorar”. A ferramenta fez sucesso desde a sua introdução em 2020, tendo começado a concorrer diretamente com o TikTok

O sucesso dos Reels deve-se essencialmente a pequenos detalhes, como a música certa, cortes estratégicos, mudanças de cenário, conteúdo divertido e de entretenimento, legendas chamativas e hashtags. Esta funcionalidade do Instagram pode ser usada para potenciar o relacionamento com o público. 

Dicas para criar Reels super atrativos

A popularidade desta ferramenta torna-a num verdadeiro desafio. Não basta criar os curtos vídeos e partilhar. É preciso seguir algumas dicas e boas práticas para garantir que os conteúdos têm sucesso e, quem sabe, se tornam virais. Confira 10 dicas para aproveitar ao máximo os Instagram Reels: 

1. Usar músicas populares

Apesar de o Instagram, no geral, não ser tão direcionado para músicas como o seu concorrente TikTok, este é um elemento fundamental nos Reels. Por norma, o algoritmo do Instagram sabe quais as suas músicas favoritas e potenciará o surgimento de Reels com essas músicas. Há músicas e áudios que são virais e ajudam a aumentar as visualizações e o alcance do conteúdo. Mas isto não significa que ao utilizar áudios próprios ou outras músicas mais adequadas ao conteúdo não consiga o mesmo alcance e sucesso.

2. Apostar numa imagem de capa chamativa

O seu vídeo pode ser fantástico, mas se não tiver uma capa atrativa as pessoas não vão clicar. Toda a gente se sente atraída por conteúdos que parecem interessantes. Portanto, aposte numa capa chamativa que faça com que mais pessoas cliquem no vídeo. Por consequência, o Instagram irá exibi-lo a mais pessoas. 

3. Ter atenção às dimensões corretas

Todos os conteúdos têm dimensões específicas. Tal como os Stories, os Reels são feitos para serem vistos de forma vertical em tela cheia. Isto significa que ao criar o conteúdo, principalmente no caso de não ser gravado e editado diretamente no smartphone, deve ter atenção às dimensões corretas: proporções 9:16 e resolução 1080 por 1920. 

Além disso, não esquecer que a parte de baixo do Reels é onde se posiciona a legenda. Por isso, evite incluir elementos importantes nessa zona. 

4. Usar hashtags

As hashtags continuam a ser um sucesso e são muito eficazes a atrair público para os seus conteúdos. Mas não encha as legendas dos Reels com hashtags. Use-as de forma estratégica. Escolha hashtags relevantes para o conteúdo e que permitam direcioná-lo para o seu público ou nicho. Se não sabe como usar hashtags relevantes, veja este artigo em que damos 6 dicas muito úteis

5. Publicar sempre o conteúdo no feed

Não basta partilhar o Reels na zona “Explorar” com as hashtags certas. Ao publicar o vídeo, lembre-se de selecionar a opção “publicar no feed” para aumentar o alcance. Assim, os seus seguidores vão ver o vídeo, aumentando a probabilidade de o algoritmo o considerar relevante na zona “Explorar”. Pode também partilhar o Reels nos stories para potenciar o alcance. 

6. As alterações de cenário funcionam sempre bem

Reels com alterações de cenário atraem muito mais atenção. São vídeos mais dinâmicos, atrativos, divertidos e com maior alcance do que os vídeos partilhados sempre com o mesmo cenário. Aposte nestas alterações de cenário pautadas por música e fará sucesso. 

7. Criar legendas criativas

Quantas vezes clicou num vídeo pela legenda? Muitas vezes essa pode ser uma estratégia bastante eficaz. Ainda assim, evite o clickbait. O início da legenda deve funcionar quase como um título para atrair a atenção dos seguidores. A legenda deve ser complementada com as hashtags. 

8. Usar textos nos Reels

Em consequência da legenda criativa, escreva sempre texto nos vídeos. Esta é, provavelmente, uma das dicas mais poderosas. Em primeiro lugar facilitará o acesso ao seu conteúdo a pessoas com deficiências auditivas. Por outro lado, são cada vez mais as pessoas que desativam os áudios dos vídeos enquanto os visualizam. Com texto simples e direto nos vídeos mantém a pessoa a assistir ao conteúdo, mesmo que não esteja a ouvir.

9. Usar Call-to-Action

Reels que entretêm são fantásticos e ajudam a aumentar o alcance e divulgação do seu Instagram. Mas, não se esqueça dos seus objetivos. Por isso, usar um Call-to-Action (CTA) é fundamental para encorajar as pessoas a fazerem uma ação. Pode usar o CTA no áudio, no texto do vídeo ou até na legenda, encaminhando as pessoas para um link na bio ou para partilharem o Reels, por exemplo

10. Publicar com regularidade e qualidade

Consistência e qualidade são sempre os fatores decisivos em qualquer rede social. Aproveite esta ferramenta da melhor forma, mas faça-o com qualidade! Além disso, sem consistência será mais difícil ser notado. Isto não significa que todo o seu conteúdo deva ser neste formato, mas preocupe-se em apostar nele regularmente. 

Se costuma usar o Instagram para divulgar o seu negócio ou empresa, o Reels é uma boa plataforma para apresentar produtos, serviços e conteúdos. Não deixe de experimentar as nossas dicas para criar Reels com uma boa dose de criatividade e dedicação. Para mais conteúdos sobre marketing digital e estratégias para se destacar nas redes sociais, continue a acompanhar o nosso blog.

Se precisa de ajuda na gestão do seu Instagram e na criação de Instagram Reels, a Ponto 33 tem profissionais que o irão ajudar!