Truques para ser mais produtivo (especialmente em teletrabalho)
Truques para ser mais produtivo (especialmente em teletrabalho)
Nunca como no último ano a palavra produtividade fez tanto sentido. O trabalho atual é muito exigente: há sempre e-mails para ler, telefonemas para atender, documentos para criar, reuniões online para participar. Ser produtivo sempre foi um desafio, mas em teletrabalho torna-se um desafio ainda maior! Não sabe como ser mais produtivo? Hoje partilhamos os nossos truques.
Os nossos 12 truques para sermos mais produtivas
Nós sempre estivemos habituadas ao teletrabalho. Ainda antes deste projeto nascer já trabalhávamos desta forma e a pandemia só veio acentuar a realidade que já conhecíamos. Estes são nossos 12 truques para o nosso trabalho ser mais rentável.
1 – Ter um espaço de trabalho organizado
Um ambiente organizado é meio caminho para uma mente organizada. Ter um espaço de trabalho definido, limpo e organizado ajuda a que se tenha um foco orientado para o trabalho e para a produtividade. Evite trabalhar na cama ou sentado no sofá. Não precisa de ter um escritório, basta ter uma mesa organizada com o seu material de trabalho.
2 – Bloquear as distrações
Há muitos objetos e atividades que nos podem distrair. Por isso, é importante saber bloquear o que nos distrai. Se é o telemóvel, podemos desativar as notificações das redes sociais, se é o e-mail podemos fechar a caixa e-mail e apenas consultar numa determinada hora.
3 – Ter uma rotina de trabalho
Por mais que trabalhar em casa signifique flexibilidade nos horários, é importante definir quando vai começar a trabalhar e traçar um plano de trabalho. Sem dúvida que ter uma rotina ajuda a pautar o ritmo dos dias e a elevar os níveis da sua produtividade.
4 – Vestir “roupas de trabalho”
Mesmo estando em casa é fundamental ter o “chip” do trabalho ativado. Muitas vezes esse “chip” ativa-se simplesmente pelo facto de mudar de roupa. Esta é uma forma de dizer ao nosso cérebro “é hora de trabalhar e não de estar a descansar”. Use roupas confortáveis, mas evite os pijamas, que só transmitem uma mensagem errada ao nosso cérebro.
5 – Encontrar os picos de produtividade
Não somos todos produtivos nas mesmas horas do dia. A vantagem do teletrabalho é o facto de podermos aproveitar os nossos picos de produtividade para sermos mais eficazes. Em que altura do dia está com mais motivação e consegue fazer melhor o seu trabalho? Encontrando os picos de produtividade é possível trabalhar de acordo com esta realidade e ser mais produtivo.
6 – Fazer uma lista de tarefas
A melhor forma de facilitar o trabalho é saber exatamente o que é preciso fazer. Por vezes temos tanta coisa na cabeça que facilmente nos esquecemos de uma tarefa. Assim, liste todas as suas tarefas do dia para que possa ir eliminando à medida que vão sendo concluídas.
7 – Definir prioridades
De que vale ter uma lista infinita de tarefas se não sabe por onde começar? Defina prioridades! Certamente que nem todas as tarefas da lista têm a mesma importância e por vezes algumas têm prazos específicos. Deste modo, priorize as mais importantes e execute uma tarefa de cada vez.
8 – Saber delegar
Não queira fazer tudo o tempo todo! Saber delegar é uma excelente qualidade, seja nas tarefas laborais ou nas tarefas domésticas. Se algumas tarefas que executa podem ser feitas por outras pessoas, saiba pedir ajuda e delegue! Assim vai conseguir tirar o máximo de partido do tempo e as tarefas ficarão concluídas.
9 – Aprender a dizer que não
Diretamente relacionado com o facto de saber delegar está uma aprendizagem importante: saber dizer que não! Muitas pessoas têm esta dificuldade, mas às vezes é preciso. Dizer que sim a todas as tarefas e a todas as pessoas vai impedir o seu progresso e reduzir a produtividade, porque muitas vezes estará a fazer tarefas que não quer.
10 – Saber quando parar de trabalhar
Estando em teletrabalho, quantas vezes trabalhou até horas tardias ou ficou continuamente a trabalhar sem fazer pausas? Trabalhar muitas horas é, em alguns casos, o oposto da produtividade. É preciso saber quando parar e quando fazer pausas para descansar o corpo e a mente. Mesmo que não tenha cumprido todas as tarefas, é importante parar de trabalhar algumas horas antes de ir dormir. Além disso, pode aproveitar pequenas pausas ao longo do dia para apanhar um pouco de sol, ler um livro ou beber um café.
11 – Usar ferramentas de produtividade
Hoje em dia temos ferramentas e aplicações para quase tudo. Manter a organização e o foco durante o dia pode ser difícil. Assim sendo, há algumas ferramentas que ajudam, seja através da organização de listas de tarefas, de um calendário ou de uma ajuda.
Uma dica extra: nós utilizamos muito o Trello. É uma ferramenta muito útil para gerir projetos, listar quais as tarefas que temos para cada cliente e quais as nossas prioridades.
12 – Tirar férias
Toda a gente precisa de férias! Depois de muitos meses focado no trabalho é normal ficar desgastado física e mentalmente, o que só irá comprometer a eficácia do seu trabalho. Tirar um período de férias será uma boa recompensa para todo o trabalho desenvolvido e permitirá regressar ao trabalho com uma nova motivação e energia.
Por isso, arregace as mangas e comece já a implementar estes truques para ser mais produtivo! Nunca se esqueça: aumentar a produtividade e ter sucesso dependerá sempre da sua dedicação e vontade.
Qual destes truques já aplica ou quais os que mais gostou? Tem dificuldades para ser produtivo? Envie-nos uma mensagem!