20 ferramentas de marketing digital que vão facilitar a sua vida

20 ferramentas de marketing digital que vão facilitar a sua vida

Boas ferramentas de marketing digital podem fazer a diferença no dia-a-dia de quem trabalha com redes sociais, criação de conteúdos ou marketing digital. Seja para grandes empresas, pequenos projetos ou empreendedores há ferramentas que podem facilitar as tarefas diárias, seja porque permitem automatizar processos, monitorizar atividades ou até aplicar estratégias. 

Por isso, preparamos um conjunto de 20 ferramentas de Marketing Digital que vão facilitar a sua vida e transformar o seu marketing num processo mais eficaz e rentável. Como para praticamente qualquer tarefa existe uma ferramenta que pode ajudar no trabalho, organizamos estas 20 ferramentas por diferentes categorias.

Ferramentas para criar websites

Por onde começar a converter utilizadores em clientes e posicionar um negócio online? Um website (ou loja online) é o ponto de partida! Ter um website com uma imagem cuidada e uma estrutura funcional orientada para o utilizador é essencial. 

  • WordPress: é uma ferramenta de marketing de conteúdo muito popular, sendo uma das principais do mercado. A sua utilização é intuitiva e permite integrar várias ferramentas de gestão e automatização de processos. Destaca-se ainda por permitir acrescentar praticamente todo o tipo de funcionalidades, dando resposta a qualquer tipo de necessidade, graças aos plugins sempre atualizados. Com o WordPress pode criar sites, blogs, lojas online, portfolios.

Ferramentas de SEO e palavras-chave

Otimizar os conteúdos para os motores de busca é um processo complexo mas cujos resultados são bastante eficazes. Por isso, as ferramentas de SEO vão ajudar a definir as palavras-chave perfeitas, mas também a orienta-lo de forma a que o seu website surja nos primeiros lugares dos motores de busca. 

  • Google Keyword Planner: ferramenta totalmente gratuita disponibilizada pela Google que permite saber quais as palavras-chave mais indicadas para utilizar nos conteúdos do seu site. 
  • Answer the Public: não sabe sobre o que publicar? O Answer the Public é uma fonte de informação quase infinita. Gera uma grande variedade de palavras-chave associadas a um tema para que possa trabalhar no seu marketing de conteúdo. A principal vantagem é o facto de trabalhar uma palavra-chave de diferentes formas, possibilitando a criação de várias perspetivas sobre o mesmo assunto. 
  • Yoast: apesar de ser uma ferramenta paga, tem uma versão gratuita muito completa. É, na nossa opinião, a melhor opção para auxiliar a otimização para motores de busca no contexto dos plugins para o WordPress. Identifica aspetos importantes de SEO no conteúdo e dá dicas para melhorar a performance nos principais motores de busca. 

Ferramentas de analytics

Estas são ferramentas importantes para poder medir e monitorizar o trabalho desenvolvido. Agrupando várias métricas e indicadores de atividade de um site, rede social, blog ou e-mail, as ferramentas de analytics ajudam a perceber a eficácia das ações online. 

  • Google Analytics: destaca-se pelo facto de ser gratuita e bastante completa. Permite integrar redes sociais, sites e blogs e monitorizar várias métricas, bem como criar indicadores específicos para um negócio. Assim é possível perceber, por exemplo, a origem do tráfego de um site, o perfil do público e quais as páginas de maior volume de visitantes. 

Ferramentas de acompanhamento

Consideramos uma “ferramenta de acompanhamento” aquelas que permitem saber o que é falado sobre nós, quando, onde e de que forma. Além disso, estas ferramentas também permitem ter informações sobre a concorrência.

  • Google Alerts: simples e fácil de usar, permite obter informações sobre quantas vezes o seu negócio ou o seu concorrente direto é mencionado online, seja através do URL do site ou de uma citação. Depois de configurar os alertas do Google receberá relatórios periódicos com todas as informações

Ferramentas de E-mail marketing

O E-mail Marketing tem vindo a reconquistar um espaço importante no contexto do Marketing Digital. Permite manter uma relação direta e próxima com os seus clientes, fomentando a comunicação e dando a conhecer novos produtos e/ou serviços. 

  • Mailchimp: simples, intuitiva e de fácil configuração. Esta é uma plataforma que permite criar campanhas e criar automações de e-mail. Apesar de ter uma versão paga, a versão gratuita é bastante completa e permite enviar até 10 mil e-mails por mês, com um limite diário de 2 mil envios. 

Ferramentas de criação de conteúdos

Um design de qualidade adequado ao tom de voz da marca, mas também à plataforma onde será utilizado é essencial. Este tipo de ferramenta ajuda a criar designs com um aspeto profissional de forma simples. 

  • Canva: uma das ferramentas mais populares. Tem uma gratuita que permite criar designs e layouts para praticamente tudo: publicações e histórias em diferentes redes sociais, banners para websites, flyers, folhetos, catálogos e muito mais. Na versão paga terá acesso a mais funcionalidades e a um banco de imagens quase ilimitado.

Ferramentas de gestão de redes sociais

Estar nas redes sociais até pode parecer simples. O desafio aqui é ter tempo e disponibilidade para manter a regularidade e consistência. Existem várias ferramentas de marketing digital que facilitam a gestão das redes sociais permitindo o agendamento de conteúdos, mas também o acesso a estatísticas relevantes

  • Facebook Business: a ferramenta oficial do Facebook e Instagram permite gerir, agendar, acompanhar, monitorizar e medir todos os conteúdos publicados nestas duas redes sociais de forma intuitiva. De forma completamente gratuita poderá agendar publicações e histórias, mas também criar catálogos de produtos, acompanhar o desempenho de anúncios e ter acesso a estatísticas sobre o seu  público. 
  • Swonkie: apesar de ser uma plataforma paga, tem funcionalidades bastante úteis para o dia-a-dia nas redes sociais: relatórios detalhados, agendamento de conteúdos, análises à concorrência, identificação de influencers…

Ferramentas de anúncios

Fazer anúncios e campanhas online pode ser um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Assim sendo, ter ferramentas que facilitam a criação destas campanhas e que permitem chegar ao público-alvo de interesse é fundamental.

  • Google Ads: quer divulgar o seu site e gerar maior visibilidade para a sua marca? O Google Ads é a plataforma mais indicada, uma vez que permite definir um budget por campanha, criar ações específicas e eficazes para mensurar os dados em tempo real.
  • Facebook/Instagram Ads: tal como o nome indica, estas são as ferramentas próprias das redes sociais que facilitam a criação de conteúdos patrocinados através do investimento num determinado valor. 

Ferramentas de acesso a imagens e vídeos

Boas imagens são essenciais para cativar a atenção. Existem vários bancos de imagens que disponibilizam milhares de fotografias gratuitas com elevada qualidade.

Ferramentas de eficiência

Para nós, as ferramentas de eficiência permitem otimizar processos de trabalho e potenciar a produtividade. Nesta categoria incluimos ferramentas de planeamento e organização, mas também aquelas que permitem acelerar determinadas tarefas

  • Trello: tendo em conta que o Marketing Digital envolve, muitas vezes, múltiplas tarefas alocadas a diferentes pessoas, o planeamento e gestão de processos são essenciais. O Trello ajuda nesta tarefa, permitindo organizar projetos e prazos de uma forma visualmente simples com destaque para quadros, cartões, etiqueta e checklists.  
  • Notion: similar ao Trello, o Notion fornece um conjunto de ferramentas, como notas, bases de dados, quadros, calendários, lembretes, checklists, que permitem gerir dados e projetos. 
  • TinyPNG: a forma mais simples de comprimir imagens em formato .png garantindo que não perdem a sua qualidade.
  • Bitly: é o encurtador de URL’s mais popular
  • SmallPDF: ferramenta que permite comprimir, dividir e juntar PDF’s, mas também converter PDF para outro tipo de formatos, com o Word, Excel ou PowerPoint. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! Se gostava de saber como pode utilizar estas ferramentas ou quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos, subscreva a nossa newsletter para estar sempre atualizado.