Como melhorar os resultados no Google:
5 dicas de SEO para iniciantes

Como melhorar os resultados no Google:
5 dicas de SEO para iniciantes

No mar de informações que é a Internet, é fundamental um bom posicionamento nos motores de busca. Para isso, não basta estar online, é preciso oferecer conteúdo relevante para gerar tráfego para o website; e é aqui que entram as dicas práticas de SEO.

Apesar de só ter três letras, SEO pode ser sinónimo de dores de cabeça. Frequência assídua em artigos de Marketing de Conteúdo, na Ponto 33 estamos cientes da sua importância, mas também dificuldade. Por isso, queremos facilitar-lhe a vida, ao partilhar uma lista de sugestões para iniciantes.

O que é o SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que em português significa Otimização para Motores de Busca. Tal como o próprio nome indica, SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar a posição de um website/blog nos resultados orgânicos dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.).

A importância da prática do SEO

Um website otimizado de forma eficaz para SEO tem bons resultados no ranking do Google, cenário aliciante para qualquer negócio. Porquê?

Se ainda não percebeu por que motivos o SEO é importante para a ‘saúde’ do seu projeto/negócio, estes números, da Rock Content, vão dissipar quaisquer dúvidas:

  • Calcula-se que os três primeiros links orgânicos do Google recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Menos de 1% dos utilizadores vão para além da primeira página de resultados.

Mesmo assim, ainda não percebe o potencial real da aplicação de boas práticas de SEO? Não se preocupe, fale connosco.

Como é que funciona o SEO?

Antes das dicas práticas de SEO, é pertinente responder às questões: Como funcionam os motores de busca? De que forma o Google prioriza os sites

Se escrever no Google, por exemplo “melhores restaurantes Porto”, vai aparecer uma lista de resultados – SERP (Search Engine Result Pages). Aqui, o SEO vai fazer a diferença, pois o Google apresenta apenas as páginas relevantes para a pesquisa do utilizador. 

Como funcionam os motores de busca? De que forma o Google prioriza os sites?

Para que o Google apresente em 0,57 segundos os resultados para “melhores restaurantes Porto”, há um longo processo associado. 

dicas de seo

Contudo, para simplificar, vamos resumir o processo em três etapas:

  1. CRAWLING: Os robots ou spiders dos motores de pesquisa, no caso do Google – Googlebot – rastreiam (scan) os conteúdos (vídeos, sites, blogs, etc.). Depois, os robots seguem os caminhos que os links apontam.
  2. INDEXAÇÃO: De seguida, as páginas são indexadas, ou seja são armazenadas no índice do Google. Nesta ‘grande biblioteca’, as páginas são categorizadas mediante as informações recolhidas, incluindo as palavras-chave (keywords).
  3. RANKEAMENTO: Na terceira etapa também se responde à questão “De que forma o Google prioriza os sites?” Ao escrever “melhores restaurantes no Porto”, o Google vai procurar os resultados que melhor coincidem com a pesquisa. No final, o ranking é definido pela melhor correspondência de palavras-chave (e outros fatores).

Agora, que já está ciente da importância do SEO e de uma boa estratégia online, quer saber mais? Consulte as nossas dicas sobre o poder do digital para a sua marca.

5 dicas práticas de SEO

  • PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS)

As palavras-chave são tão essenciais para o SEO como o Algarve é para o turismo português. O que quer isto dizer? Em primeiro lugar, as keywords refletem a essência do seu site/blog/artigo. Por exemplo, se tiver um blog sobre enoturismo e otimizá-lo de forma adequada, o Google vai incluí-lo em pesquisas relacionadas com esse termo.

No fundo, as palavras-chave são as expressões inseridas pelos utilizadores nos motores de busca. E o objetivo de qualquer negócio/projeto é tornar-se visível. Com efeito, há vários fatores a considerar na inclusão das palavras-chave, que ajudam na otimização. Apesar de ser um tópico com muito ‘pano para manga’, indicamos onde deve incluir keywords:

  1. Título do artigo
  2. Corpo de texto (Heading 1, 2 e 3)
  3. Alt-Text – texto alternativo de imagens
  4. Descrição (meta description)
  5. Slug URL

Mas não sabe como proceder? Não se preocupe, se o seu site é construído no WordPress, o plugin Yoast SEO facilita a edição. Caso não tenha site em WordPress, ou ainda tenha dúvidas, não hesite em contactar-nos.

  • OTIMIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS 

O segredo de uma boa otimização para SEO não se limita ao texto. Pelo contrário, esta técnica deve ser implementada em todos os conteúdos do seu site/blog. Portanto, isto inclui vídeo, imagem, infografias, podcasts, ou seja, as possibilidades são muitas.

Neste contexto, deve-se destacar, em particular, as imagens. Embora este passo seja ainda ignorado por muitos, certo é que o Google Images é um motor de pesquisa poderoso. Tão poderoso quanto o Google Search.

Como otimizar as imagens?

A resposta é simples, muito simples, ou seja, deve preencher os seguintes campos:

  • Título
  • Alt* (texto que surge por cima da imagem quando se posiciona o rato aí) – deve ser descritivo, curto, separado por hífen e incluir as palavras-chave relevantes.
  • Nome do ficheiro
  • LINK BUILDING

Outro aspeto que não pode, nem deve ser descurado, é o link building. Isto significa, que nunca se deve esquecer que o Google cria um caminho para o utilizador através de links. Portanto, ao incluir links internos e externos nos seus artigos de blog não só está a melhorar a experiência do utilizador, mas também a responder a uma métrica do Google.

No entanto, é preciso cuidado ao aplicar esta estratégia, ou seja não pode ser feita ao acaso. Se o utilizador está a ler um artigo sobre os “melhores restaurantes no Porto”, não faz sentido remetê-lo para o seu outro negócio sobre carros. Para além disso, ao integrar links externos de páginas fidedignas está a transferir a autoridade delas para o seu site/blog.

  • COPY APELATIVO 

Nesta lista de dicas práticas de SEO não podia faltar o destaque para o ‘poder das palavras’. Deste modo, não se deve preocupar só em incluir as palavras-chave. Ou seja, é importante também escrever um copy apelativo, simples e claro nos seus textos.

A este nível, destacam-se os títulos. Porquê? Ora, este é o ‘cartão de visita’ para o utilizador web. É com base no seu título, mas também meta description, que o utilizador vai decidir clicar ou não no seu conteúdo. 

Exemplo 1: “Receitas de pão de alho”

Exemplo 2: “5 receitas rápidas para fazer pão de alho”

No “Exemplo 1”, e embora o título seja curto e direto, não está claro para o utilizador de que será algo útil. Por outro lado, no “Exemplo 2”, o utilizador está ciente que ao clicar no link vai aprender cinco receitas rápidas para fazer pão de alho.

Se quer explorar mais este tema, pode ler o nosso artigo “15 palavras muito poderosas que vendem”.

  • TEMPO DE CARREGAMENTO DA PÁGINA

Neste conjunto de dicas práticas de SEO não poderia faltar o tempo de carregamento da página. Afinal, a velocidade de carregamento afeta de modo direto o resultado das ações de SEO.

Se parares para pensar, ninguém gosta de esperar muito tempo para que um site carregue, certo? E no online “muito tempo” é igual a poucos segundos. Ora, se o Google mostra milhares de resultados em menos de um segundo, o utilizador espera uma eficácia semelhante quando entra num site.

Neste cenário, considere que o tempo ideal de carregamento deverá ser sempre inferior a três segundos, ou se possível menos ainda. Caso contrário, a taxa de rejeição pode ser elevada, o que prejudica o ranking do Google.

O que afeta o tempo de carregamento?

São vários os fatores que podem influenciar postiva ou negativamente o tempo de carregamento de uma página. Por exemplo: a qualidade do host onde o site está alojado, a quantidade de imagens e vídeos Java e Flash, etc.

Quer saber qual é o tempo de carregamento do seu site? Então, faça o teste nesta ferramenta gratuita do Google.

Com estas cinco dicas práticas de SEO para iniciantes, pode começar já a otimizar o seu site/blog. Mas, caso queira um acompanhamento mais especializado, fale connosco.