6 dicas para criar newsletters de sucesso

6 dicas para construir a newsletter perfeita

Este artigo começa com um desafio: aceda ao seu e-mail e veja quantas newsletters recebeu na última semana. Quantas abriu? Quantas leu com atenção do início ao fim? Há algum assunto que lhe ficou na memória? 

Todos nós já fizemos este processo de colocar o nosso e-mail numa caixa de mensagens para passar a receber e-mails de um determinado site. As newsletters funcionam como uma poderosa ferramenta para qualquer negócio: são uma fonte de tráfego e um canal de nutrição de leads, ou seja, potenciais clientes com os quais tem uma forma de contacto direto, como um endereço de e-mail. 

Por isso, hoje revelamos 6 truques para criar a newsletter perfeita. Mas, comecemos por explicar o que é uma newsletter e qual a sua importância.

O que são newsletters?

Uma newsletter é uma ferramenta de e-mail marketing. Consiste num boletim informativo enviado por e-mail para pessoas interessadas num determinado assunto. Tem uma periodicidade definida e um conteúdo direcionado a um conjunto de objetivos. 

A newsletter é parte de uma estratégia para aprofundar o relacionamento com o público-alvo, ainda que não seja usada diretamente para vender algo. Por isso, é um meio de comunicar diretamente e de forma não intrusiva com alguém que mostrou interesse na sua marca. 

Pretende-se que cumpra três objetivos:

  1. Oferecer conteúdo de valor ao destinatário;
  2. Gerar tráfego orgânico para um site e/ou blog;
  3. Nutrir e educar as leads sobre as potencialidades do negócio;

Devo ter newsletters para promover a minha marca?

Comecemos pela resposta à questão: sim! 

Claro que existem vários canais de comunicação digitais para a sua marca, como sites e redes sociais, mas uma boa newsletter é bastante poderosa. Através dela pode comunicar diretamente com um conjunto de pessoas realmente interessadas naquilo que tem para oferecer. Logicamente, isso tem um valor incalculável.

Em primeiro lugar, é uma forma de estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor. Afinal de contas, se ele subscreveu a newsletter é porque está efetivamente interessado no que tem para dizer. Além disso, as pessoas não trocam frequentemente de e-mail e terá uma forma assertiva e direta de comunicar. Por fim, uma base consolidada de e-mails pode gerar muitas oportunidades de venda, mesmo que esse não seja o objetivo direto. 

Com o passar do tempo, com uma newsletter bem estruturada e com conteúdo relevante, estará a qualificar e a nutrir os seus leads, que acabarão por estar melhor preparados para realizar um compra.

6 dicas para criar newsletters perfeitas

Criar uma newsletter pode parecer um bicho de sete cabeças, mas  é um processo simples que só exige algum planeamento. Por isso, aventure-se neste mundo já hoje com estas 6 dicas essenciais para criar uma newsletter de sucesso. 

1ª – Ter algo relevante para comunicar

Não adianta encher a caixa de e-mail dos seus contactos com newsletters que não acrescentam valor e que não têm nada para comunicar. Não existe uma periodicidade definida para o envio de newsletters. Portanto, é fundamental que apenas faça envios quando garanta que consegue gerar valor aos subscritores. 

2ª – Criar um assunto impossível de ignorar

O assunto da newsletter é como uma porta de entrada. Diante de uma simples porta branca teria vontade de descobrir o que está do outro lado? De que vale ter uma newsletter com um conteúdo fantástico se ninguém a abre? Faça estas perguntas na hora de criar o assunto da sua newsletter. Invista algum tempo a escrever um assunto impossível de ignorar. Para isso, é importante que o assunto desperte a curiosidade, mas sem enganar o leitor. 

3ª – Tenha um layout simples e responsivo

Cada vez são mais as pessoas que utilizam o telemóvel como ferramenta de trabalho e de consulta do e-mail. Deste modo, é fundamental ter newsletters responsivas que se adaptam facilmente a qualquer tipo de ecrã, seja um computador, tablet ou telemóvel. 

Além disso, formule um layout simples, intuito, sucinto e que facilite a leitura. Certamente que depois de ter conseguido que alguém abra a sua newsletter, não quer que a elimine rapidamente sem ler porque o layout é confuso ou pouco apelativo. 

4ª – Conteúdo adaptado aos objetivos

A newsletter deve fazer parte de uma estratégia de comunicação. Como tal, precisa de objetivos, porque esta é a única forma de saber se está a fazer a coisa certa. Por isso, o conteúdo da sua newsletter deve ser adaptado aos objetivos traçados. 

Mas não se esqueça de algo fundamental: as pessoas querem ler conteúdo interessante e único e não querem estar a ser bombardeadas com publicidade sobre produtos ou marcas.

5ª – Invista num rodapé informativo com opção de cancelamento

Pode parecer contraditório, mas facilite à sua lista de e-mails a opção de cancelar as newsletters. É fundamental que as pessoas que não pretendem continuar a comunicar consigo consigam cancelar facilmente. Isto é bom para ambas as partes. Além de evitar que a empresa seja marcada como spam por quem não quer ser assinante, garante que mantém uma lista de pessoas que efetivamente querem continuar a saber algo sobre si. 

Além disso, tal como o assunto é fundamental, também o é o rodapé, uma vez que ajuda o leitor a identificar a origem da mensagem e os contactos do remetente. 

6ª – Avaliar os resultados

Qual a melhor forma de saber se a sua estratégia de envio de newsletters está a resultar? Avaliando dos resultados! 

Avaliar e analisar as estatísticas das newsletters é fundamental. Assim, irá conseguir perceber a recetividade dos leitores ao conteúdo e otimizar os e-mails seguintes. Tenha em mente conceitos como Taxa de Abertura, Taxa de Cliques, Taxa de Conversão. 

Gostou deste conteúdo? 

A sua marca não está a aproveitar devidamente as potencialidades das newsletters? 

Entre em contacto connosco e podemos ajudar!