Como criar um calendário editorial para as redes sociais
Trabalhar com redes sociais pode ser bastante intenso. De publicações a interações, da criação de conteúdos à análise de métricas, sem esquecer os diferentes formatos e os anúncios. Garantir que todas as tarefas são executadas nem sempre é fácil. Mas, criar um calendário editorial para as redes sociais é o primeiro passo para garantir o controlo dos conteúdos, deixando o trabalho mais orientado.
Nós confessamos que somos grandes adeptas de calendários editoriais e fazem parte da nossa rotina de trabalho. Não gostamos de trabalhar apenas quando nos sentimos inspiradas ou quando nos apetece publicar. Percebemos que planear o conteúdo permite crescer nas redes sociais de forma sustentada, potenciando o alcance e interação.
Um calendário editorial bem organizado pode ser crucial para o sucesso das suas redes sociais. Não terá de pensar constantemente no que publicar, quando publicar, como manter a frequência. A solução está no calendário editorial. Não sabe como criar um? Continue a ler este artigo para saber os 5 passos para criar um calendário editorial para as redes sociais.
O que é um calendário editorial?
Está a imaginar um calendário onde estão todos os conteúdos que serão publicados numa rede social durante um determinado período de tempo? Isto é um calendário editorial Uma estrutura de planeamento baseada num calendário real que permite listar os conteúdos que serão publicados.
Este recurso permite definir os assuntos e temas que serão abordados, sob qual perspetiva, em que momentos e em que canais muito antes da data de publicação. Assim, estará a despender um tempo para definir todos os conteúdos em vez de pensar diariamente no que publicar.
Num calendário editorial pode definir tudo:
- Data de publicação
- Tipo de conteúdo a ser publicado (vídeo, imagem, carrossel, história)
- Rede social em que será publicado
- Prazos de criação do conteúdo
- Temas a serem abordados
Qual a importância de ter um calendário editorial?
O principal motivo pelo qual um calendário editorial é importante tem a ver com a frequência. Com esta ferramenta estará a garantir a frequência de publicação de conteúdos nos melhores dias e horários, aumentando a possibilidade de alcançar o seu público-alvo. Além disso, estará também a evitar a perda de datas importantes. Por exemplo, se tem uma loja de roupa consegue planear atempadamente datas importantes como o período de saldos, o Natal ou o Dia da Mãe.
Mesmo que tenha um perfil com poucos seguidores, ter um calendário editorial é uma forma de garantir que publica sempre conteúdo relevante, que não repete conteúdos e que comunica exatamente aquilo que é mais relevante.
Não é mais fácil dedicar duas ou três horas de trabalho criar um calendário de conteúdos para o mês seguinte do que estar constante e diariamente a pensar no que publicar e de que forma?
Quais as vantagens de criar um calendário editorial?
Agora que já sabe o que é um calendário editorial reunimos algumas vantagens de adotar esta ferramenta para o seu trabalho com redes sociais:
- Aumento da frequência de publicações
- Alinhamento dos objetivos dos diferentes conteúdos a publicar
- Diversificação de palavras-chave e temas, evitando repetição
- Diversificação de formatos e conteúdos
- Melhor organização e gestão do tempo
- Autonomização de uma rotina de publicações
- Facilitar a análise de métricas
5 passos para criar o seu calendário para redes sociais
Criar um calendário editorial é bem simples. Não tem de ser um bicho de sete cabeças em que usa mil ferramentas e softwares. Basta ter um calendário tradicional, uma folha de papel ou um documento de escrita no computador. Vamos a isso? São apenas necessários 5 passos.
1.Escolher os tópicos a abordar
Numa primeira fase é importante definir quais as temáticas que serão abordadas naquele período de tempo. Pode escolher 3 a 5 tópicos e elaborar conteúdos em torno desses temas.
Por exemplo, no caso de uma clínica de medicina dentária, alguns tópicos que fariam sentido: cuidados de saúde oral, recomendações de produtos relacionados com saúde oral e tratamentos dentários.
2. Escrever todas as ideias relacionadas com os tópicos escolhidos
Nenhuma ideia é demais e todas são válidas. Escreva todas as ideias que tenha para comunicar cada um dos tópicos que escolheu abordar. Pode também anotar formatos de conteúdo para cada ideia, ou seja, se será apresentada numa publicação, numa história, em vídeo ou em foto.
Não sabe como encontrar ideias? Neste artigo damos todas as dicas para ter ideias infinitas para conteúdos!
3.Faça pesquisas de datas importantes
Além das ideias de conteúdos diretamente relacionadas com o seu projeto, marca ou negócio, faça pesquisas sobre datas importantes, como o Dia dos Avós ou o Carnaval, mas também datas que se possam relacionar com o seu negócio. Seguindo a ideia do consultório de dentista, pode criar conteúdo específico no Dia Mundial da Saúde Oral, por exemplo, ou no Dia Mundial do Dentista.
4.Defina a frequência de publicação
Com a listagem de ideias que reuniu é altura de colocar estes temas num calendário. Defina quando quer publicar, mas seja realista com a frequência que define! Pode começar por organizar as datas comemorativas e continuar a calendarizar os restantes conteúdos a partir daí.
Não se esqueça: deve incluir a data de publicação, o horário de publicação, mas também a data limite para a criação dos conteúdos.
5.Definir onde colocar o calendário editorial
Aqui as opções são infinitas e deve utilizar a que seja mais conveniente. Há sites e plataformas disponíveis, como o Google Calendar ou o Trello, mas também pode usar um ficheiro Excel ou até o tradicional calendário impresso.
Um calendário editorial pode parecer uma ferramenta de marketing digital supérflua, mas garantimos que fará a diferença na sua estratégia de marketing de conteúdo. É um passo simples, fácil de fazer, mas que tornará a gestão de redes sociais um processo mais fluído.
Continua com dúvidas sobre como criar um calendário editorial para a sua marca ou negócio? Não tem tempo para apostar nesta ferramenta? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.