Hashtags: 6 truques para serem eficazes
Hashtags: 6 truques para serem eficazes
Quando desliza pelo feed das suas redes sociais certamente que já se deparou com este símbolo: # . Este símbolo com palavras-chaves são hashtags. Se não sabe o que significam, qual a sua função ou importância, está a perder uma grande oportunidade.
Qualquer publicação nas redes sociais é composta por cinco elementos: imagem, texto, emojis, call to action e hashtags. A forma como estes elementos são combinados determina o sucesso de uma publicação.
O que são hashtags?
Hashtags são palavras ou frases curtas antecedidas do símbolo # (cerquilha ou cardinal). Servem como indicação do assunto de um conteúdo publicado nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
O símbolo # é o responsável por transformar essa palavra-chave num hyperlink. Desta forma, o leitor é direcionado para um resultado de pesquisa com todas as pessoas que partilharam ou marcaram conteúdos com a mesma palavra-chave.
Por exemplo, uma publicação nas redes sociais com a receita de um bolo deve ter palavras como #gastronomia #receitas #doces #bolocaseiro. Assim, a temática da publicação é informada de forma rápida e eficaz.
A importância das hashtags na estratégia das redes sociais
Sabendo o que significa uma hashtag, vamos perceber qual a sua importância para uma estratégia de comunicação nas redes sociais. Podemos acreditar que servem apenas para informar sobre o assunto de uma publicação, mas não é bem assim.
Através das hashtags é possível influenciar a relevância do perfil ou da página nas redes sociais. Por exemplo, no caso do Instagram, o algoritmo utiliza-as para poder identificar o assunto a que a publicação se refere. Tendo em conta que um dos critérios de distribuição do conteúdo é a afinidade de interesses entre quem publica e os seus seguidores, quando inserimos uma hashtag numa publicação estamos a orientá-la para pessoas que tenham interesse naquele tipo de conteúdo.
Por outro lado, é uma ferramenta fácil para que o que se escreve sobre a marca seja encontrado facilmente. Por exemplo, se uma marca usa palavras-chave personalizadas é possível medir a popularidade e incentivar o conteúdo gerado pelo utilizador (UGC), uma das tendências de marketing para este ano.
Quando usar a hashtag
Como já foi mencionado, as hashtags sinalizam o assunto numa publicação. Apesar de aparentemente simples, a sua utilização ainda levanta dúvidas.
De uma forma geral, devemos utilizá-las no final do texto de uma publicação. Apesar de poderem ser usadas no início ou no meio do texto, ou até mesmo nos comentários, habitualmente escolhe-se o final para indicar a temática.
Idealmente devem ser utilizadas em todas as publicações para garantir o seu engajamento. Com as hashtags certas irá atrair seguidores para a publicação que estão efetivamente interessados naquela temática.
Tem dúvidas sobre onde colocar as hashtags? Contacte-nos e podemos ajudar!
Como escolher as melhores hashtags
Agora que já vimos o que são e quando as devemos usar, vamos perceber como escolher as hashtags ideais para as suas publicações.
Em primeiro lugar devemos avaliar quais as que seriam mais adequadas para a publicação, tendo em conta a temática e a popularidade. Devem-se escolher as palavras-chave que mais têm a ver com o conteúdo. Devemos garantir a harmonia entre o texto, a imagem e as hashtags. Não se devem utilizar hashtags populares apenas para ganhar seguidores. Atualmente já existem algumas plataformas que auxiliam na escolha das hashtags, como a LetsTag ou o TagsFinder.
Uma dica extra: podemos utilizar hashtags associadas a diferentes critérios, como a localização, segmento, assunto do post, ou uma palavra-chave exclusiva.
Quantas usar?
Esta é uma das principais questões que recebemos dos nossos clientes. Há pessoas que acreditam que no que toca a hashtags, quantas mais, melhor. Errado! Qual o propósito de utilizar 20 hashtags se metade não estão orientadas para o tema da publicação e para o seu público-alvo.
Cada rede social tem o seu padrão próprio. Por exemplo, o Instagram permite a inclusão de 30 hashtags. No entanto, isso não significa que devemos usar as 30, mesmo que sejam direcionadas para o assunto. Além de não ser uma mais-valia para o alcance da publicação, pode também perder o objetivo de segmentação.
Alguns estudos indicam que o número mágico são entre 3 a 5 por publicação. No entanto, não é preciso seguir esta regra à risca. Devemos testar o que funciona melhor para cada caso.
6 truques para usar hashtags
- Utilizar hashtags abrangentes, mas direcionadas para um nicho: escolher palavras que sejam abrangentes e gerais, mas ter a preocupação de as direcionar para um nicho de negócio e temática.
- Preferir qualidade a quantidade: é comum querer usar muitas hashtags para atingir o maior número de pessoas, mas é importante relacionar a relevância das palavras-chave escolhidas com o conteúdo da publicação.
- Abusar da criatividade: criatividade nunca é demais e o mesmo acontece quando falamos de hashtags. Devemos apostar num tom que atraente e chamativo e ser criativos na hora de escolher as palavras-chave.
- Utilizar palavras-chave curtas: não abusar na extensão das palavras a utilizar e apostar em palavras curtas, no máximo 2 a 3 palavras por hashtag.
- Não utilizar espaços entre palavras
- Conferir a ortografia: de que vale ter excelentes hashtags se têm erros ortográficos? Só estarão condenadas ao fracasso.
Sabe de facto qual a importância desta ferramenta nas redes sociais do seu negócio? Está a aproveitar as suas mais-valias? Envie-nos uma mensagem!
Rita Pereira