Criar a publicação perfeita para redes sociais: 3 dicas práticas

Quanto tempo investe na criação de uma publicação para as redes sociais? Já aconteceu estar horas a tentar criar a publicação perfeita para o Instagram ou Facebook e depois, quando finalmente publica, não tem a reação esperada? Em primeiro lugar, é normal que assim seja. Nem todas as publicações para redes sociais vão ter o resultado que esperamos. Mas, a forma como criamos a publicação e apresentamos o conteúdo será determinante! Do formato ao texto, passando pelos emojis ou as hashtags, há vários detalhes que farão a diferença. 

Com este artigo queremos ajudar a estruturar melhor os posts para as redes sociais para garantir que cada publicação gera os resultados pretendidos e cria impacto nos seguidores.

Como construir uma publicação eficaz para redes sociais

Cada detalhe num post pode fazer uma grande diferença nos seus resultados. Uma publicação é constituída por vários elementos que influenciam diretamente o alcance e a interação. Como utilizar estes elementos a seu favor é o truque para construir uma publicação eficaz para redes sociais. 

Quais os elementos a ter em conta numa publicação?

  • Tipo de publicação

Comece por definir qual o tipo de publicação que pretende para comunicar a sua mensagem: imagem, vídeo, carrossel, Reels, live streaming… As opções são muitas e a escolha deverá recair pelo tipo de publicação que mais se adequa ao que pretende transmitir. Não deve escolher um tipo de publicação apenas porque é popular ou está na moda, mas sim porque é a forma mais adequada de transmitir a sua mensagem. 

  • Data de publicação

Saber qual a melhor data e hora para publicar é um fator determinante para garantir que comunica a sua mensagem ao seu público-alvo, ou seja, no momento em que os seguidores estão online. Assim, estará a garantir que mais pessoas veem o post, uma vez que este é um dos critérios definidos pelo algoritmo das redes sociais.

  • Texto da publicação

Independentemente do tipo de publicação, o texto é dos elementos mais poderosos e pode ser o fator decisivo para que alguém invista ou não no seu conteúdo. Neste campo não existem limites ou regras. Nem sempre um texto mais curto vai atrair mais atenção ou um texto mais longo vai gerar interação. O importante é comunicar aquilo que quer de forma direta, simples e clara. 

  • Emojis 

Não, os emojis não passaram de moda. Nem devem ser subestimados ou ignorados. São uma oportunidade de humanizar o texto e de estabelecer uma conexão com os seguidores. Ainda assim, devem ser usados com conta, peso e medida, seguindo a estratégia e o tom comunicacional da marca. 

  • Hashtags

Nunca esquecer a importância deste elemento. Hashtags são palavras ou frases curtas antecedidas do símbolo # (cerquilha ou cardinal). Servem como indicação do assunto de um conteúdo publicado nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Quer truques para tornar as hashtags mais eficazes? Veja este artigo no nosso blog

3 dicas práticas para criar o post perfeito

Dica 1 – A importância do conteúdo

Não cometa o erro de não pensar naquilo que vai escrever. O conteúdo ainda é rei, por isso não publique tudo em todo o lado. Saber exatamente qual a mensagem que pretende passar com uma publicação é essencial para ter conteúdo atrativo e que envolva os seguidores. 

Comece por definir o assunto e quais os tópicos a abordar. Em seguida, sugerimos que comece por um título. Sim, cada publicação deve ter uma primeira linha, ou um título, que capte a atenção, desperte curiosidade e leve os seguidores a ler o post. Ao escrever a publicação não se esqueça que deve ser de fácil compreensão: frases curtas, parágrafos com poucas linhas, linguagem simples e emojis para tornar a mensagem mais visual e apelativa. 

Dica 2 – Não esquecer o call-to-action (CTA)

O que pretende com um determinado post? O que quer que as pessoas façam quando acabem de ler? Que comentem, que partilhem, que guardem a publicação ou que cliquem num link? Este deve ser o seu CTA! Qualquer publicação tem uma intenção e essa intenção tem de ser um convite claro no final da publicação. Contudo, a sua eficácia irá depender de dois fatores: o facto de estar alinhado com o tipo de publicação e também a forma como solicita a ação. Quanto mais orgânico e pertinente for o CTA, melhor. 

Dica 3 – Aproveitar as vantagens de cada elemento

Já mencionamos a importância de cada elemento numa publicação, mas nunca deve descurar as vantagens que cada um destes momentos do post tem para o seu sucesso. O tipo de publicação escolhida é determinante e irá afetar o alcance e o engajamento, mas têm igual importância a data de publicação ou o uso de hashtags. São partes de um processo que garantem o sucesso de uma publicação. Por isso, defina cada um com base na sua marca, na estratégia de conteúdo, na linguagem, nos objetivos da comunicação, mas também no público-alvo que pretende alcançar.

Criar a publicação perfeita para redes sociais não tem de ser um “bicho-de-7-cabeças”. É um processo que envolve vários passos que, no final, irão contribuir para a sua eficácia e sucesso. Continua com dúvidas sobre como pode criar publicações eficazes para a sua marca ou negócio? Estamos aqui para ajudar.