Organizar e gerir redes sociais:
3 tarefas essenciais

Organizar e gerir redes sociais:
3 tarefas essenciais

Há quem pense que gerir redes sociais é uma tarefa simples. Afinal, aparentemente é só usar umas fotografias bonitas, escrever um texto engraçado e clicar num botão! Isto não podia estar mais errado. Gerir redes sociais envolve muitas tarefas que determinam o seu sucesso. Por isso, neste artigo vamos explicar um pouco do que é gerir redes sociais e 3 tarefas que para nós são fundamentais para atingir objetivos. 

O que é gerir redes sociais?

Publicar conteúdo sem pensar na gestão de redes sociais é um grave erro! Tem uma conta da sua empresa ou marca nas redes sociais, mas publica apenas quando se lembra, sem planificar o conteúdo e o estilo de comunicação? Então, possivelmente, esta página está condenada ao fracasso!

É fundamental distribuir o conteúdo de acordo com os canais de comunicação e perceber de que forma o que temos para dizer pode interessar a quem nos segue. Comunicar o que nos interessa a quem se interessa por nós e ajudar os seguidores a resolver os seus problemas: este é o objetivo primordial da comunicação digital. 

Assim sendo, gerir redes sociais engloba um conjunto de ações para otimizar o uso destes canais e é muito mais do que simplesmente fazer publicações. 

É, acima de tudo, um processo: desde o planeamento do estilo de comunicação à definição das personas, passando pela calendarização editorial e pela produção e criação de conteúdo, sem esquecer o seu agendamento e a monitorização de resultados. Por isso, a gestão de redes sociais começa muito antes de uma publicação surgir num perfil e nunca tem um ponto final.

Deste modo, contratar um serviço de gestão de redes sociais pode ser um passo fundamental para alavancar um negócio no mundo digital! 

Tarefas para gerir redes sociais

3 tarefas essenciais na gestão de redes sociais

Tal como já dissemos, gerir redes sociais é um processo contínuo e complexo. Não basta fazer tudo certinho, é preciso garantir que os passos desse processo produzam resultados. Veja as 3 tarefas que para nós são essenciais para gerir redes sociais: 

Tarefa 1: Definir uma estratégia

Se já sabemos que queremos comunicar nas redes sociais, há duas questões fundamentais a que devemos responder: 

  1. Quais as redes sociais mais adequadas aos nossos objetivos?
  2. Para que público queremos e precisamos de comunicar?

Tomemos como exemplo uma marca de gelados: não é igual comunicar a marca para um público entre os 15 e os 25 anos no Instagram ou para um público de 45-50 anos no Facebook. Por isso, é essencial sabermos as características de cada rede social e as especificidades do público que pretendemos atingir. 

Além disso, a definição da estratégia também passa por definir:

  • Guia de estilo da comunicação (imagem e voz)
  • Frequência de publicação
  • Campanhas de marketing 
  • Frequência de resposta a comentários e mensagens

Tarefa 2: Apostar em conteúdo de qualidade

Nas redes sociais o que mais importa é o conteúdo! O primeiro passo para criar conteúdo de qualidade é conhecer quem nos segue. Portanto, ao conhecermos detalhadamente quem nos segue, vamos saber as suas dificuldades, “dores” e dúvidas e assim podemos criar conteúdo que vá de encontro a estas questões. 

Além disso, conteúdo de qualidade deve também ser criativo, original, diferenciador, cativante, direto e simples para se destacar da concorrência.

É fundamental sermos consistentes no que oferecemos aos nossos seguidores, seja em termos de frequência de publicação ou em qualidade. Neste contexto, o agendamento pode ser uma excelente ajuda!

Tarefa 3: Saber valorizar as métricas

As redes sociais têm métricas que são uma grande ajuda para percebermos a eficácia da nossa presença digital. Como em qualquer estratégia, devemos usar estas métricas para avaliar os resultados e poder melhorar. Não devemos olhar apenas para o número de gostos e de seguidores. É crucial analisar mais a fundo: o alcance, as interações, os comentários, as partilhas, as publicações guardadas (engajamento), o tipo de comentários…

Não sabe como organizar e gerir as suas redes sociais? 

Nós estamos aqui para ajudar!