Organizar e gerir redes sociais:
3 tarefas essenciais
Organizar e gerir redes sociais:
3 tarefas essenciais
Há quem pense que gerir redes sociais é uma tarefa simples. Afinal, aparentemente é só usar umas fotografias bonitas, escrever um texto engraçado e clicar num botão! Isto não podia estar mais errado. Gerir redes sociais envolve muitas tarefas que determinam o seu sucesso. Por isso, neste artigo vamos explicar um pouco do que é gerir redes sociais e 3 tarefas que para nós são fundamentais para atingir objetivos.
O que é gerir redes sociais?
Publicar conteúdo sem pensar na gestão de redes sociais é um grave erro! Tem uma conta da sua empresa ou marca nas redes sociais, mas publica apenas quando se lembra, sem planificar o conteúdo e o estilo de comunicação? Então, possivelmente, esta página está condenada ao fracasso!
É fundamental distribuir o conteúdo de acordo com os canais de comunicação e perceber de que forma o que temos para dizer pode interessar a quem nos segue. Comunicar o que nos interessa a quem se interessa por nós e ajudar os seguidores a resolver os seus problemas: este é o objetivo primordial da comunicação digital.
Assim sendo, gerir redes sociais engloba um conjunto de ações para otimizar o uso destes canais e é muito mais do que simplesmente fazer publicações.
É, acima de tudo, um processo: desde o planeamento do estilo de comunicação à definição das personas, passando pela calendarização editorial e pela produção e criação de conteúdo, sem esquecer o seu agendamento e a monitorização de resultados. Por isso, a gestão de redes sociais começa muito antes de uma publicação surgir num perfil e nunca tem um ponto final.
Deste modo, contratar um serviço de gestão de redes sociais pode ser um passo fundamental para alavancar um negócio no mundo digital!
3 tarefas essenciais na gestão de redes sociais
Tal como já dissemos, gerir redes sociais é um processo contínuo e complexo. Não basta fazer tudo certinho, é preciso garantir que os passos desse processo produzam resultados. Veja as 3 tarefas que para nós são essenciais para gerir redes sociais:
Tarefa 1: Definir uma estratégia
Se já sabemos que queremos comunicar nas redes sociais, há duas questões fundamentais a que devemos responder:
- Quais as redes sociais mais adequadas aos nossos objetivos?
- Para que público queremos e precisamos de comunicar?
Tomemos como exemplo uma marca de gelados: não é igual comunicar a marca para um público entre os 15 e os 25 anos no Instagram ou para um público de 45-50 anos no Facebook. Por isso, é essencial sabermos as características de cada rede social e as especificidades do público que pretendemos atingir.
Além disso, a definição da estratégia também passa por definir:
- Guia de estilo da comunicação (imagem e voz)
- Frequência de publicação
- Campanhas de marketing
- Frequência de resposta a comentários e mensagens
Tarefa 2: Apostar em conteúdo de qualidade
Nas redes sociais o que mais importa é o conteúdo! O primeiro passo para criar conteúdo de qualidade é conhecer quem nos segue. Portanto, ao conhecermos detalhadamente quem nos segue, vamos saber as suas dificuldades, “dores” e dúvidas e assim podemos criar conteúdo que vá de encontro a estas questões.
Além disso, conteúdo de qualidade deve também ser criativo, original, diferenciador, cativante, direto e simples para se destacar da concorrência.
É fundamental sermos consistentes no que oferecemos aos nossos seguidores, seja em termos de frequência de publicação ou em qualidade. Neste contexto, o agendamento pode ser uma excelente ajuda!
Tarefa 3: Saber valorizar as métricas
As redes sociais têm métricas que são uma grande ajuda para percebermos a eficácia da nossa presença digital. Como em qualquer estratégia, devemos usar estas métricas para avaliar os resultados e poder melhorar. Não devemos olhar apenas para o número de gostos e de seguidores. É crucial analisar mais a fundo: o alcance, as interações, os comentários, as partilhas, as publicações guardadas (engajamento), o tipo de comentários…
Não sabe como organizar e gerir as suas redes sociais?
Nós estamos aqui para ajudar!