Métricas de redes sociais: Como analisar para melhorar a estratégia
Métricas de redes sociais: Como analisar para melhorar a estratégia
Na era do digital, por um lado, há quem descure a presença do seu negócio nas redes sociais, com a desculpa de querer poupar. Por outro lado, há quem ambicione estar na linha da frente, ao criar perfis em todos os canais possíveis e imaginários. Nenhum destes contextos é válido no Marketing Digital sem uma contínua análise das métricas de redes sociais.
O que quer isto dizer? De modo geral, as métricas são indicadores usados para medir o desempenho de ações/campanhas online (orgânico ou pago) de uma marca/projeto, que ajudam a perceber se foi atingido (ou não) o objetivo definido inicialmente. É caso para dizer: se não monitoriza as suas ações na rede, então não espere milagres.
No entanto, desengane-se se pensa que as métricas são apenas as reações nos seus posts. A verdade é que há uma variedade de indicadores. Além disso, é preciso ter também em conta as particularidades de cada rede social. Ou seja, não pode medir o sucesso do seu negócio no Instagram, ao considerar as mesmas métricas do Facebook.
Apesar de este ser um tema que pode dar “pano para mangas”, queremos partilhar alguns dos indicadores mais comuns das redes sociais. Se ainda assim tiver dúvidas, então não hesite em contactar-nos.
Métricas de redes sociais
ALCANCE
O alcance refere-se ao número de pessoas individuais que visualizam os seus conteúdos nas plataformas de redes sociais. Isto quer dizer que, se um seguidor abriu o seu post três vezes, o alcance vai contar só o primeiro contacto. Embora esta métrica seja importante para qualquer rede social, não deve ser considerada sozinha. Para uma maior efetividade, pondere seguir este indicador com uma frequência diária.
IMPRESSÕES
Esta métrica refere-se ao total de visualizações de um post nas redes sociais. Assim sendo, e ao contrário do alcance, as impressões consideram cada acesso. Desta forma, o total de impressões vai ser sempre igual ou superior aos dados do alcance.
ENGAGEMENT
O engagement é uma das métricas mais importantes, pois avalia o envolvimento/interação do público. Por exemplo, números elevados de engagement indicam que o público é responsivo, ou ainda que os conteúdos são suficientemente interessantes para despertar atenção.
Para conhecer o nível de engagement, devem ser considerados os seguintes pontos:
- Reações
- Partilhas
- Comentários
Assim sendo, é importante que adote uma estratégia digital que privilegie a publicação assídua de conteúdos nos social media. Não tem que publicar nem demais, nem de menos, o segredo é adaptar a sua estratégia mediante os resultados alcançados. A este nível, importa ter noções sobre como organizar e gerir redes sociais.
TRÁFEGO SOCIAL
Quando se tem um negócio online, independentemente do setor, um dos objetivos primários é gerar tráfego para o site. Um dos caminhos possíveis dá-se através das redes sociais. Aqui, falamos de tráfego social, ou seja, aquele que é gerado através das redes sociais.
O tráfego social é fundamental para quem tem uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Pois, as redes sociais permitem não só interagir com o público e aumentar o engagement, mas também contribuem para os resultados nos motores de busca. Como? As redes sociais possibilitam as partilhas, que são considerados backlinks para o algoritmo do Google.
Para acompanhar e avaliar o tráfego social, pode fazê-lo através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita essencial para qualquer estratégia digital.
CRESCIMENTO DO CANAL
O crescimento do canal deve ser acompanhado semanal e mensalmente. Esta métrica é relevante, pois permite avaliar o sucesso (ou falta dele) da estratégia de social media. A este nível, deve considerar, essencialmente, três fatores em simultâneo:
- Aumento da base de seguidores
- Engagement
- Tráfego social
Por exemplo, imagine que durante três meses a sua base de seguidores no Instagram não cresceu. Isto, pode implicar uma estagnação, pelo que devem ser implementadas ações para contrariar essa situação. Neste caso, deve ter sempre à mão uma série de ideias de conteúdo para ‘apimentar’ as suas redes.
Outras métricas de redes sociais poderiam ser mencionadas, mas optamos por destacar estas. Acredite que ao começar por analisar e monitorizar, com frequência, estas métricas está já a meio caminho de uma estratégia digital de sucesso.
Como consultar as métricas de Facebook & Instagram
Agora que já tem uma ideia base das métricas mais comuns, é tempo de olhar para duas das redes sociais mais populares. Aqui, há que ter em conta a especificidade de cada canal.
Apesar de estarem sempre a surgir novas redes sociais, o Facebook ainda não perdeu o seu lugar no ‘topo’ das atenções das empresas. Através da sua página tem acesso a um número pertinente de estatísticas. Para isso, basta clicar no separador “Estatísticas” > “Vista geral”.
Entre outras métricas, pode aceder de forma rápida e simples às seguintes:
- Ações na página
- Visualizações
- Gostos – além do total de gostos, olhe também para o separador “Cancelamento de gostos”; este dado ajuda a perceber quais os posts que podem ter levado um seguidor a dizer ‘adeus’ à sua página
- Alcance – no Facebook o alcance orgânico (ou seja, gratuito) é cada vez menor, por isso tenha esse fator em atenção na hora de medição
- Engagement
O Instagram é uma rede social que vive, sobretudo, do poder da imagem. Portanto, é preciso ter isso em conta na hora de analisar e interpretar as métricas. Através do menu principal do seu perfil, aceda a “Estatísticas” > “Vista geral”. A partir daí, proceda à recolha de dados mais convenientes para a sua estratégia.
Entre as métricas de redes socais, no Instagram pode encontrar as seguintes:
- Total de seguidores
- Impressões
- Alcance
- Gostos
- Comentários
- Guardados – número de vezes que os teus posts foram guardados
- Partilhas
Com recurso às métricas de redes sociais, vai ter a oportunidade de medir o desempenho do seu negócio/projeto no digital. Deste modo, vai identificar aquilo que funciona, ou que deve ser corrigido, com o objetivo de alcançar um maior sucesso.
Medir, analisar e rever são verbos a ter sempre em mente, se quer uma estratégia digital com resultados. Mas, caso queira um acompanhamento mais especializado, fale connosco.