O que é o marketing de influência e como usar esta estratégia?
Quantos influenciadores digitais costuma acompanhar? Na era do marketing digital quem tem muitos seguidores desempenha um papel de grande influência na tomada de decisões daqueles que as seguem. O Marketing de Influência é uma estratégia cada vez mais utilizada para aumentar a notoriedade e as vendas porque já todos nós fomos influenciados, pelo menos uma vez, por alguém que seguimos, a comprar ou a optar por algo.
O que é o marketing de influência?
Vamos a um exemplo simples: quase todas as crianças que jogam futebol querem ter sapatilhas da Nike. Porquê? São mais confortáveis ou melhores do que outras marcas? Até podem ser… Mas o principal motivo não tem a ver com a marca, mas sim com quem a usa: Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo. Se ele usa sapatilhas da Nike, então eu também quero usar!
A isto chama-se influência e é com base neste conceito que o Marketing de Influência trabalha.
É uma estratégia de marketing digital que envolve uma parceria entre uma marca e um produtor de conteúdo digital com influência sobre públicos específicos de determinadas dimensões. O objetivo passa por trabalhar diretamente com estes produtores de conteúdo – ou influenciadores digitais – para criar uma ponte entre uma marca e o público por eles influenciado, com um impacto positivo na imagem da marca.
As pessoas tomam mais facilmente uma decisão de compra em relação a um produto quando este é sugerido por alguém que veem como uma referência do que através da comunicação das próprias marcas. É com base nesta ideia que o Marketing de Influência se transformou numa importante ferramenta de marketing digital.
Gostava de conhecer 20 ferramentas de marketing digital que usamos quase diariamente? Temos um artigo no blog dedicado a este tema.
O que são influenciadores?
Os influenciadores, ou influencers, são pessoas com uma forte presença nas redes sociais e outros canais digitais. Têm um grande envolvimento com o seu público-alvo e, por consequência, um elevado poder de influência sobre ele.
Por norma, um influenciador tem um número de seguidores considerável que os avalia como figuras credíveis e “próximas”. Comunicam, na maioria das vezes, em nome próprio e não em nome de marcas, potenciando este sentimento de confiança e identificação com os seus seguidores. A sua grande mais-valia é o facto de serem “pessoas comuns” que expõem a sua vida real, os seus produtos favoritos, as suas atividades, o seu dia-a-dia. Isto permite criar um elo de ligação entre os influenciadores e o seu público.
Existem influenciadores dos mais diversos tipos de segmentos: moda, beleza, lifestyle, empreendedorismo, culinária, estética, humor, educação, entre outros. Em Portugal, os últimos estudos indicam que Ana Garcia Martins, também conhecida por A Pipoca Mais Doce, é a influenciadora digital com maior notoriedade.
Além disso, os influenciadores também podem ser definidos pela dimensão do seu público:
- Mega Influenciadores: têm mais de 1 milhão de seguidores, um alcance maior e uma relação mais distante com os seguidores;
- Macro Influenciadores: têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores e conseguem manter uma boa interação com os seus seguidores;
- Micro Influenciadores: têm um taxa de engagement eficaz e entre 10 mil e 100 mil seguidores;
- Nano Influenciadores: têm entre mil e 10 mil seguidores e apesar de o alcance ser reduzido, têm uma relação muito próxima com cada seguidor.
4 motivos para investir em Marketing de Influência
- Acessibilidade
O Marketing de Influência é, ainda, uma estratégia relativamente acessível para qualquer empresa, seja qual for a sua dimensão. Uma vez que existem influenciadores de diversos nichos com diferente quantidade de seguidores, têm também formas de trabalhar e de negociar diferentes. No caso de, por exemplo, uma empresa de pequena dimensão, pode ser simples – e relativamente económico – estabelecer um acordo de parceria com um micro influenciador.
- Crescimento rápido
Atualmente o Marketing de Influência é um dos melhores métodos para adquirir clientes e aumentar o alcance em relação à marca. É um canal de rápido crescimento e elevada rentabilidade, quando comparado com outros canais, tais como a pesquisa orgânica ou o e-mail marketing.
- Potencia a imagem da marca
Ter uma imagem positiva é mais fácil quando a marca é divulgada e promovida por um influenciador. É uma excelente forma de aproximar a empresa dos seus potenciais clientes. Por outro lado, associar uma empresa a um influenciador digital permite melhorar o posicionamento nos motores de busca graças ao elevado alcance do conteúdo do influenciador e ao seu trabalho de SEO. Se não sabe o que é SEO, veja tudo neste artigo do nosso blog.
- Melhora a jornada do consumidor
Os consumidores são cada vez mais exigentes. Não basta saber as características de um produto para avançar para a decisão de compra. É preciso mais: são precisas opiniões, reviews, recomendações. E é isto que os influenciadores digitais oferecem com o bónus de serem opiniões confiáveis, pelo menos aos “olhos” dos seus seguidores.
Como criar uma campanha?
Não basta entrar em contacto com o primeiro influenciador que se lembre e criar uma parceria. O Marketing de Influência, para ser bem sucedido, implica uma campanha planeada e estruturada de acordo com os seguintes tópicos:
- Definição de objetivos
Este primeiro passo deve responder a todas as questões-base da campanha, nomeadamente objetivos gerais, qual o público a que se destina a campanha e qual a expectativa de resultados. Será o passo que irá orientar os seguintes.
- Pesquisa e seleção
Um dos passos mais importantes e que surge na sequência dos objetivos gerais da campanha. Deve ser escolhido um influenciador que se adeque ao estilo da marca, ao seu público-alvo, às características da comunicação pretendida e também ao orçamento disponível. A escolha do influenciador deve ter em conta os 3 R’s da Influência:
1 – Relevance (Relevância): o influenciador é importante no segmento de público-alvo da marca?
2 – Reach (Alcance): a quantidade das pessoas que o influenciador alcança encaixa nos valores e ideais da marca?
3 – Resonance (Ressonância): o conteúdo produzido pelo influenciador é relevante para o público-alvo traçado? Gera engagement e tem conexão com as pessoas?
- Mensagem
Alinhada com os objetivos traçados no primeiro passo, a marca deve definir qual a mensagem que pretende transmitir e qual o tom a ser usado, garantindo que dá ao influenciador liberdade criativa para comunicar esta mensagem com o seu público.
- Tipo de campanha
O conteúdo pode ser tão diverso como um giveaway, um takeover de redes sociais, um conteúdo patrocinado, a criação de um embaixador da marca ou a oferta de produtos/serviços.
- Medição de resultados
Os resultados devem ser medidos regularmente para que possam ser otimizados de acordo com os objetivos previamente definidos.
O Marketing de Influência pode trazer grande retorno sobre o investimento e destaque para a marca sem precisar de investimentos avultados. O segredo é preparar bem a estratégia antes da execução. Como? Nós podemos ajudar!