O que é um post viral e como conseguir?
O que é um post viral e como conseguir?
Fotos, vídeos e posts partilhados centenas ou milhares de vezes. Se usa redes sociais certamente já ouviu falar num post viral. Criar um conteúdo que rapidamente é partilhado e que se torna viral é, provavelmente, um dos objetivos de muitas marcas e profissionais de marketing. Não sendo um objetivo principal da comunicação digital, a verdade é uma: quanto mais falarem de um conteúdo, maior será o seu alcance e mais rentabilidade obterá.
Mas criar um post viral não é fácil. Não existem fórmulas mágicas, conteúdos simples ou truques secretos. Ainda assim, a boa notícia é que há alguns passos que pode seguir para criar um post viral.
O que é um post viral?
Já pensou em quantos conteúdos são partilhados diariamente? Milhões! Perante esta quantidade incontrolável de conteúdos partilhados nas redes sociais, é cada vez mais difícil criar uma publicação que prenda a atenção das pessoas e as surpreenda. Por isso, viralizar um post é uma tarefa difícil.
Um post viral caracteriza-se pela velocidade com que é divulgado e também pela quantidade de gostos e partilhas. O efeito viral é mais comum em alguns tipos de conteúdos, como vídeos de humor, músicas ou “memes”. Nos últimos tempos, também alguns tipos de Tik Tok e Instagram Reels se têm tornado virais.
Além do alcance, uma das métricas importantes para avaliar um post viral é a interação/engajamento. Não basta uma publicação ter um alcance de milhares de pessoas se a interação com esse conteúdo é pequena. O que transforma uma publicação numa publicação viral é também a quantidade de interação que o conteúdo conseguiu criar.
5 dicas para criar um post viral
Para aumentar a probabilidade de criar um post viral reunimos 5 dicas úteis.
1.Criar conteúdo de valor
As pessoas gostam de conteúdo no qual encontrem valor prático. No marketing de conteúdo, informações relevantes são essenciais para criar um vínculo e potenciar a partilha. Por isso, esteja atento às necessidades do seu público. Sejam tutoriais, passo-a-passo ou guias de como fazer algo. Estes são conteúdos que despertam o interesse e têm maior probabilidade de serem partilhados. Conteúdo que acrescenta valor destaca-se dos restantes e mexe com as pessoas emocionalmente. Por isso, é mais provável que partilhem com outras.
2.Conhecer o público
É fundamental saber exatamente aquilo que a sua audiência quer ver. Conhecer a audiência, saber o que gostam, o que procuram, o que querem ler. Assim poderá criar o melhor conteúdo sobre cada assunto e potenciar a probabilidade de essa mesma audiência viralizar o post.
3.Criar um título cativante
O título é a porta de entrada para um post. É nesta zona do conteúdo – seja num vídeo ou em texto – que vai dizer às pessoas exatamente aquilo que estão a ver. Criar um título com informação específica que leve à ação. Por exemplo, se é um post com dicas pode dizer quantas dicas vai dar ou usar uma estatística. Não se esqueça que há palavras poderosas que ajudam a vender e a atrair a atenção.
4.Garantir que o conteúdo é visualmente atraente
Conteúdo visual é, por norma, mais partilhado. Por isso é que posts em vídeo têm tendência a ser mais virais do que apenas posts com texto. Se conseguir tornar os seus posts visualmente atrativos estará a potenciar a probabilidade de se tornarem virais. Tenha imagens apelativas e vídeos que captem a atenção desde o início. O truque – sejam fotos, textos ou vídeos – é prender a atenção no primeiro segundo. Utilize uma imagem de capa cativante para um post ou uma capa de vídeo que potencie a curiosidade. Caso tenha dúvidas sobre o tipo de conteúdo que deve usar para alcançar os seus objetivos, fale connosco e iremos solucionar este problema.
5.Criar um conteúdo com narrativa
As pessoas não partilham apenas conteúdos e informações. Partilham histórias que fazem sentido na sua vida. Por isso, é essencial criar um post que transmita valores que tornem a mensagem e a narrativa em algo único e interessante. Aproveite o storytelling para falar sobre os seus produtos ou serviços e assim torná-los virais. Como? Através de gatilhos mentais e da emoção.
Quer explorar melhor as redes sociais e ter uma estratégia de marketing viral?
Contacte-nos ! Estamos aqui para ajudar!