Pode um blog atrair clientes?
Site criado. Páginas com conteúdos. Zona de contactos perfeita. Mas… Ninguém visita o seu site. Quer atrair tráfego para o site da sua empresa mas não sabe de que forma? A solução pode ser mais simples do que parece: criar conteúdo que seja do interesse do público-alvo. Mas como? Através de um blog! Sim, um blog pode atrair clientes e neste artigo vamos explicar como.
Os blogs não passaram de moda! Aliás, são uma das grandes tendências de marketing digital, inseridos numa estratégia de marketing de conteúdo eficiente. Um blog com conteúdo atual e interessante vai atrair tráfego que, em última instância, se poderá converter em clientes.
O que é um blog?
Comecemos pelo início: um blog é uma página online com atualização frequente que pode ser um diário pessoal, periódico ou empresarial. Em traços gerais, é uma forma de comunicação de pessoas e/ou instituições com o mundo. Num blog podem ser partilhadas paixões e pensamentos, medos, anseios, desejos ou interesses. Podem também ser partilhadas dicas, informações úteis ou novidades. Um blog pode facilmente adaptar-se a qualquer necessidade, tipo de conteúdo ou área de negócio.
O que começou nos anos 90 como forma de partilhar conteúdos pessoais transformou-se numa ferramenta de marketing digital para as empresas. Atualmente é uma fonte valiosa de tráfego e conversão.
Um blog corporativo serve o propósito de uma empresa e alcança o objetivo de comunicar com um público. Deste modo, trabalha assuntos que são interessantes para o público, comunica os conteúdos da marca e responde às necessidades de potenciais clientes. O que diferencia um blog de um site é o facto de um o primeiro implicar uma constante atualização, quase como um diário. Neste canal de comunicação poderá criar conteúdos variados e extensos sobre um tema, fazendo uso do texto, imagem ou vídeo.
3 regras para ter um blog num site empresarial
- Defina sobre o que quer falar
Não é a escrever sobre o seu fantástico produto ou as características de um serviço que vai captar clientes. Sejamos sinceros: ninguém quer ler sobre isso, nem vai “perder tempo” a pesquisar sobre isso. Não é sobre si, mas sobre o seu cliente! As pessoas querem ler sobre soluções, resolução de problemas, assuntos atuais. De que forma é que esses problemas e necessidades do seu cliente se relacionam com o seu produto ou serviço? Assim encontrará a forma de relacionar os seus interesses comerciais com os interesses dos clientes. Vende velas artesanais? Não faça artigos de blog sobre as características das suas velas, mas sim sobre como decorar um espaço com vela, como se faz uma vela, dicas para queimar velas e como escolher o cheiro indicado. Nunca se esqueça: crie conteúdo que seja do interesse das pessoas!
- O blog deve estar dentro do seu site
Nunca deve transportar as pessoas para outro local que não o seu site. É a sua casa digital. O local onde tem o poder de mandar e decidir. Por isso, crie o seu blog num subdiretório ou subpasta do site. O blog deve fazer parte do site principal tal como qualquer outra página, ou seja, para todos os efeitos, é apenas mais uma página do seu site.
- Nunca, em circunstância alguma, plagiar conteúdo!
Para quem cria conteúdo, o plágio é o maior crime que se pode cometer. Por isso, dizemos novamente: nunca, em circunstância alguma, copie ou faça plágio de conteúdo de outra fonte de informação. Além de estar a “roubar” a produção artística de outra pessoa/empresa, vai também transmitir uma péssima reputação e imagem aos seus leitores. Claro que pode inspirar-se na concorrência ou em outras fontes de informação. Mas apenas como inspiração, nunca como cópia. Além disso, hoje em dia os motores de busca já são capazes de detetar plágio e conteúdos originais têm melhor posicionamento.
Vantagens de ter um blog
Ainda não está convencido de que deve criar um blog? Então apresentamos alguns dos motivos que fazem com que este formato seja uma forma de comunicar diretamente com os seus clientes e de alcançar potenciais clientes:
- Os custos são praticamente nulos e dependerão da plataforma que escolher ou se precisa de ajuda para a criação de conteúdos. Neste campo, nós podemos ajudar!
- Pode recorrer a texto, imagens, vídeos, gráficos, infografias…
- É a combinação perfeita com as redes sociais: tanto pode atrair leitores para o seu blog através das redes sociais, como pode direcionar os leitores do blog para as suas redes sociais.
- O conteúdo produzido será uma ferramenta para que a localização nos motores de busca seja melhor, mediante uma estratégia de SEO bem definida.
- É uma montra para o seu negócio, produto ou serviço.
- Consegue aumentar a credibilidade da empresa ou negócio, afirmando-se como um especialista, ou seja, como uma fonte de informação credível sobre determinado assunto. Se as pessoas pesquisarem por “dentistas no Porto” no Google e encontrarem sempre o mesmo blog com conteúdo de qualidade, é natural que identifiquem esse blog – e a pessoa/empresa por detrás – como um expert no assunto.
Como cativar clientes através de um blog?
Perante conteúdos de qualidade, que vão ao encontro das necessidades do público-alvo e com a perfeita otimização para SEO pode começar a atrair leitores e potenciais clientes para o seu blog. Estará melhor posicionado nos motores de pesquisa e as pessoas que pesquisarem por dúvidas, questões ou problemas diretamente relacionados com a sua área de negócio, vão encontrar a resposta no seu blog. Mas, como transformar leitores em clientes?
- O conteúdo ainda é rei
Já referimos a importância de criar conteúdo pensado para os problemas e necessidades dos seus clientes. Mas nunca é demais relembrar. Aproveite os artigos do seu blog para criar conteúdos que relacionam a sua área de negócio com o que os seus clientes podem pesquisar. Por exemplo, se tem uma farmácia, pode aproveitar para desenvolver conteúdos relacionados com problemas de saúde específicos, truques para ser mais saudável, conselhos para escolher medicação, entre outros assuntos.
- Captar os e-mails e contactos dos leitores
Como já referimos várias vezes, a única coisa sobre a qual tem controlo no mundo digital é aquilo que é efetivamente seu: o seu site, o seu blog, os dados de quem visita estes espaços. Ter uma mailing list, ou seja, uma base de dados que se pode aceder sempre que for necessário é uma das técnicas que deve implementar. Como conseguir isto? Incorporando caixas de subscrição no blog e zonas onde os leitores possam deixar o e-mail. Mas, logicamente que ninguém deixará o seu contacto simplesmente porque sim. Dê aos leitores uma boa razão para se inscreverem e incentive-os a fazê-lo.
- Manter a comunicação com os leitores
Por norma um artigo de blog pode ter uma caixa de comentários onde pode estimular e potenciar a participação dos leitores. No entanto, garanta que todos os comentários são respondidos para que os seus leitores não fiquem a conversar sozinhos.
Não sabe como criar um blog associado ao seu negócio? Ou, pelo contrário, já tem um blog, mas está desatualizado e não tem ideias de conteúdo ou conhecimentos de como fazer a otimização para SEO? Não se preocupe! Nós podemos ajudar com um plano de criação de conteúdo para blog que vai garantir que o seu site está no topo do ranking dos motores de busca.