Aumentar o tráfego do seu website: aprenda 6 táticas imperdíveis

Aumentar o tráfego do seu website: aprenda 6 táticas imperdíveis

Se atraio muito tráfego para o meu website, logo existo…”, esta frase bem que poderia ser a nova ‘máxima’ do mundo contemporâneo. Confuso(a)? Afinal, se pensar bem, hoje em dia não basta estar online; é preciso mais (muito mais) do que isso! Os métodos para potencializar a sua marca são muitos. Contudo, na Ponto 33 decidimos facilitar a sua vida e compilamos 6 táticas imperdíveis para aumentar o tráfego do seu website.

5 tipos de tráfego

Antes de começar a implementar qualquer tática para o seu negócio, o primeiro passo é perceber onde e como pode adquirir tráfego. 

  • Tráfego orgânico são as visitas que o website recebe de pesquisas orgânicas em motores de busca, como Google, Yahoo e Bing. 
  • Tráfego pago é o mesmo que dizer: pagar para ter visitas através, por exemplo, do Google Ads ou Facebook Ads.
  • Tráfego direto – quando os utilizadores escrevem diretamente a sua URL nos navegadores.
  • Tráfego social todas as visitas recebidas através dos canais de redes sociais.
  • Tráfego de referência – são os acessos com origem noutros sites, ou seja, naqueles que colocaram um link de referência para o seu site.

Como identificar as tendências do mercado

Agora que já sabe quais são os diferentes tipos de tráfego, é tempo de perceber como pode analisar o mercado. O que quer isto dizer? Não comece por decidir quais as táticas a aplicar, primeiro invista algum tempo em perceber quais são as tendências de tráfego que mais se destacam. 

tendências de tráfego

Por exemplo, imagine que é dono de uma empresa de turismo, na zona da Beira Baixa, região Centro de Portugal, e que quer focar-se numa atividade específica em Monsanto. Neste caso, pode analisar a popularidade do termo no Google Trends (ver imagem acima). 

Ao escrever “Monsanto” como keyword (termo de pesquisa) observa que há uma clara tendência de crescimento a partir de junho de 2021. Assim sendo, esta será uma boa altura para investir em produção de conteúdo (ex: artigo de blog) dedicado a Monsanto.

Como se pode aumentar o tráfego de um website?

Há muitas formas de aumentar o tráfego do seu website e de garantir mais leads (alguém que forneceu informações de contacto em troca de um e-book/avaliação/etc) de qualidade para o seu negócio. Quer saber como? Prepare o papel e a caneta, pois seguem-se 6 dicas imperdíveis.

1. OTIMIZAR O SEO DO WEBSITE

Estar nas primeiras páginas de resultados do Google é a meta de qualquer negócio, ou se ainda não é, deveria ser. Porquê? Ora, calcula-se que os três primeiros links de resultados do Google recebem 30% dos cliques. Assim sendo, é fundamental a aplicação de técnicas de SEO.

Se não sabe o que é o SEO, não se preocupe. De forma resumida:

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Tal como o próprio nome indica, SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar a posição de um website/blog nos resultados orgânicos dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.)

Os especialistas contam dezenas de táticas de otimização de SEO, contudo vamos elencar apenas algumas.

SEO On Page

Dentro do seu próprio website, é possível otimizar diferentes partes, incluindo o conteúdo. Para isso precisa de definir as keywords mais adequadas ao seu negócio e, posteriormente, avançar com a otimização. Quer otimizar o seu conteúdo? Comece por aqui: 

  1. Título do artigo
  2. Corpo de texto (Heading 1, 2 e 3)
  3. Alt-Text – texto alternativo de imagens
  4. Descrição (meta description)
  5. Slug  URLaumentar tráfego website: otimizar blog post SEO

Por exemplo, se inserir no Google os termos de pesquisa “motivos para ter uma loja online”, aparece um dos nossos artigos nos primeiros resultados. Porquê? Naturalmente, o artigo não aparece ali por mero acaso, mas, sim, como resultado do processo de otimização. 

Mas, não sabe como proceder? Nós podemos ajudar na otimização do seu site para SEO, por isso não hesite em contactar-nos.

SEO off page

As técnicas de SEO On Page dão trabalho, sim, mas são fáceis de aplicar. Já o mesmo não se pode dizer sobre as táticas SEO off page. Neste caso, por otimização entende-se o recurso a práticas de promoção, tais como: 

  1. Link building – conjunto de métodos que procuram adquirir links qualificados e relevantes de outros sites;
  2. Social Media Marketing – estratégia de divulgação em redes sociais, entre outras;

2. CRIAR CONTEÚDO DE QUALIDADE 

Na selva o leão é rei, mas no online o título pertence ao conteúdo. Se pensa que esta metáfora é um exagero, então, lamentamos informar mas está desatualizado. Isto porque, a qualidade do conteúdo é outro dos fatores-chave que ajudam a contribuir para os resultados de SEO

Por exemplo, se escreveu no Google “sistemas de software de finanças”, mas o resultado em que clicou não o satisfez, é natural que tenha saído da página. Esta atitude vai ter um efeito negativo para os mecanismos de busca, pois tal significa que a sua dúvida não foi esclarecida.

Além da qualidade e relevância do conteúdo, pode (e deve) recorrer a diferentes formatos, tais como artigos de blog, e-books, vídeos, infografias e/ou testes.

3.  DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS 

Para aumentar o tráfego do seu website é fundamental que tenha uma boa presença nas redes sociais. Afinal, canais como o Facebook e Instagram são responsáveis pela aquisição do tráfego social e estão inseridos no chamado SEO off page. 

Há diversas redes sociais, mas isso não significa que precise de estar em todas para alcançar uma boa presença nos social media. O que precisa de fazer é analisar bem o seu mercado e target, de modo a potencializar o seu negócio através dos canais mais adequados.

Exemplos

1 – Se o seu negócio é um restaurante gourmet, uma marca de moda, ou uma agência de viagens, então faz sentido apostar em redes sociais mais visuais, como o Instagram e o Pinterest. 

2 – No caso de o seu negócio seguir um molde B2B (business-to-business), como um escritório de advocacia, ou uma agência de seguros, o LinkedIn é uma excelente opção. 

4. ANÚNCIOS PAGOS PARA AUMENTAR O TRÁFEGO

Já aqui falamos de resultados e táticas para resultados orgânicos, contudo qualquer estratégia que vise aumentar o tráfego online precisa de incluir também a vertente paga. De facto, a receita para melhores resultados implica um complemento entre ambos os lados. 

Display ads em redes sociais, Google Adwords e Facebook Ads são alguns dos métodos mais frequentes e eficazes. No entanto, antes de começar a pagar para divulgar, é necessária a definição clara da estratégia. Deste modo, poderá adequar as campanhas aos objetivos a alcançar. Neste caso, poderá ser útil recorrer a uma equipa especializada.

5. INVESTIR EM E-MAIL MARKETING

Atrair tráfego para o website é importante, mas fidelizar e manter o público também. Neste sentido, é preciso interagir regularmente com os seus clientes. Uma das formas mais eficazes de incentivar a lealdade da marca é através do envio de newsletters

Apesar de o E-mail Marketing ser uma excelente forma de gerar tráfego para o seu website, tal não significa que deve usar (e abusar desta fórmula). O segredo é o equilíbrio: em vez de enviar newsletters diárias ou três vezes por semana, opte por uma comunicação semanal ou quinzenal.

6. ESCREVER TÍTULOS OTIMIZADOS E QUE CONVERTEM

Um título apelativo pode marcar a diferença na hora de o utilizador decidir clicar ou não no seu conteúdo. De facto, os títulos no online são tão importantes que alguns copywriters afirmam que metade do tempo dedicado à redação de um artigo deveria ser dedicado ao título.

Não sabe escrever bons títulos? Não se preocupe, partilhamos algumas dicas fundamentais:

  • Siga as boas práticas de SEO – aplique a keyword no título do artigo;
  • Escreva um título com um máximo de 65 caracteres;
  • Siga a fórmula dos 4 U’s e crie um título com uma destas características: urgente, único, útil e ultra-específico;
  • Quando a inspiração faltar, é uma boa opção recorrer a listas (ex: “15 dicas para aprender a falar espanhol mais rápido”) ou à palavra mágica “como” (ex: “Como não escrever um romance”).

Com estas dicas, pode começar já a trabalhar para aumentar o tráfego do seu website. Para ter sucesso, recorde-se, não basta estar online, nem ter um layout atrativo. De facto, a máxima é mesmo: “Se atraio muito tráfego para o meu website, logo existo…”.